Mulher subiu em uma cadeira e registrou animal dentro do estabelecimento.
Contudo, imagem da câmera de segurança mostra que roedor veio da rua.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Um vídeo compartilhado pelas redes sociais em que um rato aparece em um restaurante do Centro de Araraquara (SP) gerou transtornos aos proprietários do local. A imagem foi gravada por uma cliente que estava no estabelecimento na manhã do último sábado (1º) e mostra parte do ocorrido, como se o animal tivesse surgido dentro do restaurante (veja acima). Imagens de uma câmera de segurança do local divulgadas na terça-feira (4), no entanto, mostram que o roedor surgiu da rua.

A cliente que divulgou a gravação não foi identificada. No vídeo, ela grita e um consumidor que estava no local pega uma vassoura e coloca o animal para fora. Já a imagem do circuito de segurança mostra o momento em que os clientes se assustam com a presença do rato, que entra pela porta principal do estabelecimento.

Segundo a dona do restaurante, Fernanda Moura, de 39 anos, o caso começou se tornar um viral. “No mesmo dia comecei a receber o vídeo de amigos e de várias pessoas avisando sobre o que tinha acontecido. Essa cliente que divulgou as imagens não é assídua, porque conhecemos nossos consumidores pelo nome e não sabemos quem é ela”, disse.

Prejuizo moral
Ainda segundo Fernanda, o local não teve prejuízo financeiro, mas a credibilidade do estabelecimento foi atingida. “O prejuízo foi o desgaste enorme que nós tivemos. Temos 30 funcionários que dependem do salário. Não tem como mensurar o tamanho do atrito. Recebemos muitos comentários maldosos e ficamos sabendo de pessoas que ligaram para a Vigilância Sanitária pedindo para interditar a loja”, relatou.

Após a polêmica, os donos tentaram rastrear o número de quem começou a compartilhar os vídeos. “A gente tentou rastrear porque tem como saber de onde foi disparada a imagem. Porém, a cliente deve ter percebido que isso seria feito e bloqueou o chip, então não conseguimos localizá-la. Não sabíamos o que fazer diante da situação. Agora, não achamos que ela tenha agido de má fé, não estamos com raiva, nem ódio. A situação só deixou claro que as pessoas não tem controle sobre o que uma postagem pode causar”, acrescentou.

Fernanda contou que em nove anos que tem o comércio no mesmo local, essa foi a terceira vez que apareceu um roedor. “Acredito que o rato tenha surgido de algum bueiro ou cano da rua, devido às chuvas dos últimos dias. A Vigilância Sanitária esteve no restaurante para apurar as denúncias, mas os agentes disseram que já conheciam nossa cozinha, que sabem que é limpa e que a região tem roedores”, disse Fernanda.

Prefeitura
Segundo a Prefeitura, os roedores são animais que vivem entre esgotos e galerias de águas pluviais. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente faz o manejo ambiental desses ambientes, a análise das condicionantes e, quando necessário, a colocação de iscas.

A Gerência de Controle de Vetores alerta que é importante que a população se conscientize, evitando jogar lixo em bocas de lobo, bueiros e sarjetas para não criar um ambiente ainda mais propício para a proliferação de roedores e outros animais.

Ainda de acordo Prefeitura, os proprietários de estabelecimentos que sofrerem com o aparecimento de roedores podem entrar em contato com a Gerência de Vetores pelo telefone (16) 3339-3941. Após a solicitação, a equipe irá até o local averiguar o ambiente e dar as orientações necessárias. No caso de ratos, o recomendado é a desratização e não a dedetização.

Além disso, a Prefeitura explicou que a Vigilância Sanitária teve acesso ao vídeo e uma equipe foi até o local para averiguação. O estabelecimento apresentou toda a documentação exigida, atendendo à legislação e, portanto, está apto para funcionar.